Tecnologias digitais e o ensino de Química: o uso de softwares livres como ferramentas metodológicas

Antônio Roberto Xavier, Lia Machado Fiuza Fialho, Valdeci Ferreira Lima

Resumen


O objetivo principal deste artigo é compreender o uso de softwares livres como ferramentas metodológicas para o ensino de Química no âmbito das escolas públicas estaduais do município de Redenção, no estado do Ceará - Brasil, a partir da perspectiva dos professores e alunos. Questionam-se quais os principais desafios encontrados pelos docentes e discentes do ensino médio em relação ao ensino de Química com uso de softwares livres e como seria a experiência de mediação de conhecimento por intermédio dos softwares livres. Utilizando-se da abordagem qualitativa com estudo do tipo pesquisa-ação com cinco professores e dezoito educandos do ensino médio, constatou-se que o ensino-aprendizagem de Química no sistema escolar estadual de Redenção utilizava o laboratório de informática, mas não trabalhava com softwares. As principais dificuldades apontadas pelos educadores para o não uso foram: falta de domínio da tecnologia com softwares livres; limitações dos sistemas operacionais Linux/Ubuntu; software sem língua estrangeira; limitação de softwares; e falta de conhecimento de softwares aplicado ao ensino de Química. Tanto os estudantes como os educadores acreditam na viabilidade do emprego de softwares livres para tornar o ensino-aprendizagem mais interativo, contextualizado e concreto e se interessam por recorrer a essas ferramentas metodológicas, em especial aos softwares «Estados da matéria», «Concentrações» e «Construa sua molécula».

 

Palabras clave


tecnologias digitais; softwares livres; ensino de Química; ensino médio

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DOI: https://doi.org/10.14516/fde.617

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