Reflexões filosóficas sobre a Educação para o Desenvolvimento Sustentável: uma abordagem complexa, transdisciplinar e biomimética

Javier Collado-Ruano

Resumen


O presente artigo tem como objeto de estudo refletir sobre a sustentabilidade planetária desde a convergência entre a filosofia da educação e a filosofia da natureza. Para este fim, combina-se a metodologia transdisciplinar com o marco teórico da «Grande História» para abordar os processos, estratégias e fenômenos coevolutivos que a vida vem desenvolvendo na Terra desde aproximadamente 3.8 bilhões de anos. Nas reflexões se unifica, integra e incluí a história do universo, do sistema solar, da Terra e da vida junto a historia do ser humano para promover uma consciência cosmoderna. Como resultado, o estudo identifica nove princípios operacionais que a vida desenvolve na natureza para copiá-los e melhorá-los biomimeticamente com o propósito de alcançar um mundo mais sustentável e resiliente. Trata-se, em suma, de um estudo que está em harmonia com a visão da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) promovida pela UNESCO na agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para o ano 2030. Em conclusão, faz-se necessário adotar novas perspectivas filosóficas para abordar a grande pegada ecológica que considera as ações da cidadania mundial conectadas à complexa rede ecossistêmica da nossa biosfera.


Palabras clave


Filosofia; complexidade; transdisciplinaridade; biomimética; cosmodernidade; grande história

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