A avaliação nacional da alfabetização (ANA) como política de avaliação para o ensino fundamental
Resumen
No Brasil, a avaliação educacional em larga escala faz parte do cotidiano escolar, sendo utilizada para ranquear as escolas ou com o propósito de traçar um panorama da qualidade da educação ofertada às crianças, possibilidades que dependem do contexto político nos quais estão inseridas e darão direcionamento para as políticas educacionais. O objetivo desse artigo é discutir a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) como política de avaliação para o Ensino Fundamental, buscando compreender como essa Política orienta o trabalho desenvolvido em sala de aula pelo professor alfabetizador. Para isso, foram considerados autores que tratam das políticas das avaliações em larga escala e dos resultados dessas avaliações, além de documentos norteadores, portarias, guias, planos, relatórios e normativas relacionados à ANA. Por não se tratar de avaliação processual ou diagnóstica, a ANA não possibilita o acompanhamento imediato dos estudantes conforme ocorre com a Provinha Brasil, com intervenção mais rápida e resultados individualizados. No entanto seus resultados apontam importante diagnóstico para a compreensão dos dados, que são os indicadores de contexto social produzidos a partir da análise dos fatores externos, mas que exercem grande influência no processo de alfabetização dos estudantes. A relação estabelecida entre os processos e os resultados alcançados nas esferas nacional, estadual e municipal, evidencia a necessidade de investigação das relações que se produzem entre as políticas instituídas e a constituição de processos relativos às aprendizagens de todas as crianças no ciclo da alfabetização.
Palabras clave
Texto completo:
PDF (Português (Brasil))Referencias
Afonso, A.J. (2007). Estado, Políticas Educacionais e Obsessão Avaliativas. Contrapontos, 7(1), 11-22. Doi: http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v7n1.p11-22
Alavarse, O.M., Machado, C, & Arcas, P.H. (2017). Avaliação externa e qualidade da educação: formação docente em questão. Revista Diálogo Educacional, 17(54), 1353-1375. Doi: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.AO04
Araújo, L. (2007). Os fios condutores do PDE são antigos. Jornal de Políticas Educacionais, 1(2), 24-31. Doi: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v1i2.15000
Bonamino, A., & Sousa, S.Z. (2012). Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, 38(2), 373-388. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022012005000006.
Brasil. (1989). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Promulgada em 05 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal.
Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União. Brasília: Casa Civil da Presidência da República. Acesso em 4 de fevereiro de 2018, de
Brasil. (2007). Portaria n. 10, de 24 de abril de 2007. Institui a Avaliação de Alfabetização «Provinha Brasil» Diário Oficial da União. Brasília, 26 de abril de 2007.
Brasil. (2011). Plano de Desenvolvimento da Educação. SAEB - ensino médio - matrizes de referência, tópicos e descritores. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Diretoria de Avaliação para Certificação de Competências. Brasília: MEC, SEB; Inep.
Brasil. (2012). Provinha Brasil: guia de correção e interpretação de resultados. Brasília: SEB/INEP.
Brasil. (2013a). Ministério da Educação. Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA: documento básico. Brasília: INEP. Acesso em 05 de novembro de 2017, de
Brasil. (2013b). Portaria n. 482, de 7 de junho de 2013. Incorpora a Avaliação Nacional da Alfabetização ao SAEB. Diário Oficial da União. Brasília, 10 de junho de 2013.
Brasil. (2017). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sobre a ANA. Acesso em 17 de agosto de 2018, de http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb/sobre-a-ana.
Brasil. (2018). Relatório SAEB (ANEB e ANRESC) 2005-2015: panorama da década. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Castro, M.H.G. (1999). Educação para o século XXI: o desafio da qualidade e da equidade. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Dalben, A.I.L.F. (2002). Das avaliações exigidas às avaliações necessárias (Trabalho apresentado ao XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino). Goiânia, Universidade Federal de Goiás.
Dickel, A. (2016). A avaliação Nacional da Alfabetização no contexto do sistema de avaliação da educação básica e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: responsabilização e controle. Cad. Cedes, 36(99), 193-206. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/CC0101-32622016162940
Esteban, M.T. (2012). Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, 17(51), 573-592. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000300005
Freitas, L.C. (2007). Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação e Sociedade, 28(100), 965-987. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302007000300016.
Gontijo, C.M.M. (2012). Avaliação da alfabetização: Provinha Brasil. Educação e Pesquisa. São Paulo, 38(3), 603-622. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022012000300005.
Libâneo, J.C. (2004). Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa.
Méndez, J.M.A. (2002). Avaliar para conhecer: examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed.
Mortatti, M.R.L. (2013). Um balanço crítico da «Década da Alfabetização» no Brasil. Caderno CEDES, 33(89), 15-34. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622013000100002.
Oliveira, A.P.M. (2012). Avaliação e Regulação: a Prova Brasil como Política de Regulação da rede pública do Distrito Federal (Dissertação de Mestrado em Educação). Universidade de Brasília, Brasília.
Romanowski, J.P., & Martins, P.L.O. (2010). Formação continuada: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. Revista Diálogo Educacional, 10(30), 285-300. Doi: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v10i30.2416
Souza, A.A.A., et al. (2003). Sobre (O)Viver de Crianças e Adolescentes: uma reflexão acerca do Método de pesquisa. InterMeio-Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFMS, 9(18), 104-117. Acesso em 20 de novembro de 2017, de .
Sousa, S.Z.L., & Oliveira, R.P. (2003). Políticas de avaliação da educação e quase mercado no trabalho. Educação e Sociedade, 24(84), 873-895. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302003000300007
DOI: https://doi.org/10.14516/fde.776
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 3.0 España.