Educação para a igualdade de género: leituras a partir da realidade de cinco jardins de infância do distrito de Portalegre, Portugal

Helder Henriques, Amélia de Jesus Marchão

Resumen


O propósito deste artigo prende-se com a promoção da igualdade de oportunidades em Portugal, num quadro de cidadania a partir do jardim de infância, e nele procuramos conhecer as conceções de educadoras de infância e de crianças em idade pré-escolar sobre a problemática da igualdade no seu contexto pedagógico. Para o efeito, baseamo-nos na leitura e respetiva análise dos resultados de investigações orientadas desenvolvidas em cinco Jardins de Infância do distrito de Portalegre, Portugal. Os estudos que nos serviram de base inserem-se numa abordagem de natureza qualitativa, em que os sujeitos protagonistas (educadoras e crianças) são observados e escutados através de processos de questionário e de entrevistas. Suportamos a nossa análise no quadro teórico que construímos a partir de uma revisão do estado da arte sobre a temática da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e realça-se que esta é uma temática pouco valorizada no contexto do jardim de infância pelas profissionais, com reflexo em comportamentos e atitudes estereotipadas das crianças, pelo que fomos levados, no final deste texto, a propor algumas atividades a desenvolver no contexto de jardim de infância que fomentem a igualdade e permitam desconstruir estereótipos sociais. 

Cómo referenciar este artículo

Henriques, H., & Marchão, A. (2016). Educação para a igualdade de género: leituras a partir da realidade de cinco jardins de infância do distrito de Portalegre, Portugal. Foro de Educación, 14(20), 339-360. doi: http://dx.doi.org/10.14516/fde.2016.014.020.017

 

Palabras clave


educação de infância; crianças; igualdade de oportunidades; Portugal

Texto completo:

PDF (Português (Portugal))

Referencias


Alvanel, A. (2015). O jogo simbólico e a construção da identidade de género. Portalegre: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre. Relatório final apresentado para conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar.

Alvarez, T. (2007). Género e cidadania nas imagens de História. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Basow, S. (1992). Gender stereotypes and roles. Pacific Grove, Brooks/Cole.

Bento, A. (2011). Promoção da igualdade de género em contexto de educação pré-escolar. Potalegre: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre. Relatório Final apresentado para conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar.

Cabral, V. (2015). Educar para a cidadania através de práticas de igualdade de género na Educação Pré-escolar. Portalegre: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre. Relatório Final apresentado para conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar.

Cardona, M. J., Nogueira, C., Vieira, C., Uva, M., & Tavares, T. C. (2010). Guião de educação, género e cidadania – Pré-escolar. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Castro, I., & Barbosa, F. (Orgs). (2000). Coeducar para uma sociedade inclusiva. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres. Presidência do Conselho de Ministros.

Duarte, J. (2013). Promoção da igualdade de género na educação pré-escolar através do guião Educação, Género e Cidadania. Portalegre: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre. Relatório Final apresentadopara conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar.

Gispert, C. (1999). Enciclopédia de psicologia. Lisboa: Liarte.

Henriques, H., & Marchão, A. (2014). A educação de infância portuguesa e o modelo de Reggio Emilia: a promoção da igualdade de género a partir de práticas de investigação. In Hernández Díaz, J. Mª., Influencias italianas en la educación española e iberoamericana (pp. 527-540). Salamanca: FahrenHouse Ediciones.

Henriques, H., & Marchão, A. (2014a). Género, cidadania e práticas educativas: a promoção da igualdade em contextos educativos. In SPCE, Actas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (pp. 1855-1863). Vila Real: Universidade de Trás-os Montes, UTAD.

Kishimoto, T., & Oliveira-Formosinho, J. (2013). Em busca da pedagogia da infância. Pertencer e participar. Porto Alegre: Penso.

Marchão, A. (2012). No jardim de infância e na escola do 1.º ciclo do Ensino Básico. Gerir o currículo e criar oportunidades para construir o pensamento crítico. Lisboa: Edições Colibri.

Marchão, A., & Bento, A. (2012). Promoção da igualdade de género - um estudo em contexto de educação pré-escolar. In Brito, P., Alves, J., Nunes, J., Cordeiro, R., Dias, C., Martins, M. C., & Palmeiro, A., III Seminário de I&DT. Valorizar o saber, criar oportunidades. Comunicações (pp. 572-586). Portalegre, Portugal: C3i - Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação. Obtido de http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/4117

Marchão, A., & Henriques, H. (2014). Trajetos de investigação: quando escutamos as vozes das crianças. In SPCE, Actas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. (pp. 1413-1420). Vila Real: UTAD.

Marchão, A., & Henriques, H. (2015). Educação, cidadania e igualdade de oportunidades: olhares sobre a educação de infância. Revista Aprender, 36, 72-85. Acedido em http://www.esep.pt/aprender/index.php/revistas/116-revista-aprender

Martelo, M. J. (1999). A escola e a construção da identidade das raparigas: O exemplo dos manuais escolares. Lisboa. Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres. Presidência do Conselho de Ministros.

Martins, M. J., & Mogarro, M. J. (2010). A educação para a cidadania no século XXI. Revista Iberoamericana de Educación, 53. Obtido em 15 de outubro de 2013, de www.rieoei.org/rie53a08htm, pp. 185-202

Ministério da Educação. (1997). Orientações curriculares para a Educação Pré-escolar. Lisboa: Ministério da Educação.

Monge, M. G., Rosário, M., & Cañamero, G. (2000). Criatividade na coeduação. Uma estratégia para a mudança. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Monteiro, R. (2013). Desafios e tendências das políticas de igualdade de mulheres e homens em Portugal. Revista Estudos Feministas, 21(2). Obtido em dezembro de 2015, de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext, pp. 535-552.

Nogueira, C., & Silva, I. (2001). Cidadania, construção de ovas práticas em contexto educativo. Porto: Edições Asa.

Oliveira-Formosinho, J. (2007). Pedagogia(s) da infância: reconstruindo uma praxis de participação. In Oliveira-Formosinho, Kishimoto, & Pinazza, M. Pedagogia(s) da infância. Dialogando com o passado. Construindo o futuro (pp. 13-36). São Paulo: Artmed.

Oliveira-Formosinho, J. (2008). A escola vista pelas crianças. Porto: Porto Editora.

Oliveira-Formosinho, J., & Formosinho, J. (2013). Perspectiva pedagógica da Associação Criança: Pedagogia-em-Participação. In Kishimoto, T., &Oliveira_Formosinho, J. (Orgs.), Em busca da pedagogia da infância. Pertencer e participar (pp. 188-216). Porto Alegre: Penso.

Prates, M. (2014). Educação para a igualdade de género: um estudo de caso numa instituição de educação de infância. Portalegre: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre. Dissertação apresentada para conclusão do Mestrado em Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco.

Silva, A., Araújo, D., Luís, H., Rodrigues, I., Alves, M., Cardona, M., & Rosário, M. (2005). A narrativa na promoção da igualdade de género. Contributos para a educação pré-escolar. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

Silva, M. (2002). A igualdade de género. Caminhos e atalhos para uma sociedade inclusiva. Lisboa: Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres. Presidência do Conselho de Ministros.

Uva, M. (2015). Trabalhar o género e a cidadania na formação de Professores/as. Santarém: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Relatório profissional apresentado para obtenção do Título de Especialista em Formação de Educadores e de Professores.

Vasconcelos, T. (2007). A importância da educação na construção da cidadania. Saber (e) Educar, 12, 109-117.

Vieira, C., (Coord.), Nogueira, C., & Tavares, T. (2012). Género e cidadania. In Pomar, C. (Coord.), Balsa, A., Conde, A., García, A., García, A., & Tavares, T., Guião de educação, género e cidadania - 2.º Ciclo (pp. 7-48). Lisboa: CIG.

Vilelas, J. (2009). Investigação. O processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo.




DOI: https://doi.org/10.14516/fde.2016.014.020.017

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.




e-ISSN: 1698-7802

DOI prefix: 10.14516/fde

URL: www.forodeeducacion.com

FahrenHouse: Salamanca, España 

Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 3.0 España.