"O relógio moral": Marc-Antoine Jullien e a arte de governar-se e educar-se

Maria Helena Camara Bastos

Resumen


Cotidianamente, olhamos as horas em inúmeros dispositivos que controlam o tempo. Dos métodos mais simples aos mais complexos, o homem buscou formas de controlar o tempo e de se controlar nesse tempo. Interiorizamos e naturalizamos tais procedimentos, pois fazem parte da cultura individual e co- letiva, dos hábitos e costumes da sociedade contemporânea. A modernidade é um período histórico privile- giado para estudar os dispositivos de poder-saber dos processos de assujeitamento do homem moderno, com vários procedimentos e técnicas de governo de si. Na perspectiva da educação e normatização do tempo reside o presente estudo, que busca analisar a contribuição de Marc-Antoine Jullien (1775-1848), especialmente suas obras para o emprego do tempo, que estabelecem princípios de práticas de escrita de si, de subjetivação do sujeito e de construção da memória individual e social. Objetiva discutir a organização do tempo, seu poder pedagógico, que o autor propõe para a formação moral e social do homem, permitindo-lhe desenvolver a capacidade de governar-se e educar-se. Metodologicamente, situa-se na perspectiva das práticas de escrita e das representações do tempo. O tempo, ontem como hoje, continua sendo um conceito e uma prática em- blemática para o homem.


Palabras clave


tempo; governo de si; educação; práticas de escrita de si; memória

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.




e-ISSN: 1698-7802

DOI prefix: 10.14516/fde

URL: www.forodeeducacion.com

FahrenHouse: Salamanca, España 

Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 3.0 España.